Novo Conselho Municipal de Cultura assume gestão no final de agosto

21 de Agosto de 2020

A escolha dos novos conselheiros municipais de Cultura ocorreu durante a 6ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 15/08, promovida pela Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Os representantes, assumirão os cargos em 31 de agosto de 2020 e trabalharão em prol da gestão 2020/2022, irão assumir 10 cadeiras, entre elas: artes cênicas, dança, culturas urbanas, artes visuais, audiovisual, culturas populares, literatura, música, patrimônio e sociedade civil.

O CMPC é a representação da classe cultural frente ao poder público. Importante órgão para questionamento, discussão, direcionamento, fiscalização, regulamentação, entre outras questões da classe cultural, inclusive, no que diz respeito à proposição e à cobrança no cumprimento de políticas públicas.

Os representantes discutem questões da classe, criam resoluções e fomentam discussões coletivas para maior representatividade e maior eficácia nas proposições inerentes à arte e à Cultura no município de Maringá. “Somos um órgão deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador das questões inerentes à Cultura. Dentre os diversos assuntos em pauta, dos mais variados segmentos, é recorrente a revisão de editais, a análise de projetos apresentados pelo legislativo e por artistas e produtores, a discussão do orçamento municipal, a discussão e a cobrança para meios de cumprimento do Plano Municipal de Cultura e a regimentação de espaços culturais, entre outras questões”, explica Pedro Marques atual presidente do Conselho sobre a rotina de trabalho dos conselheiros.

De acordo com Francisco Pinheiro, secretário de Cultura de Maringá, o Conselho é um imprescindível parceiro do governo municipal, por sua atuação em diversas frentes. Sobre as perspectivas com relação a nova gestão e o trabalho da SEMUC para o próximo ano, Francisco afirma que a Secretaria de Cultura, nesta gestão, obteve muitos avanços, principalmente em suas ações de fomento ao seguimento artístico. “Acreditamos que ainda mais possa ser desenvolvido nos próximos anos, se mantermos a mesma filosofia de trabalho. A comunidade maringaense só tem a ganhar com um trabalho sério voltado ao campo da arte e da Cultura”.

Pautas

Para o presidente do Conselho, o primeiro grande desafio da nova gestão será discutir o orçamento do próximo ano. “Em 2020, devido à pandemia, a Prefeitura teve uma baixa na arrecadação, o que gerou cortes no orçamento previsto. Porém, para 2021, é importantíssimo que a manutenção do montante previsto para a secretaria seja de 1% do orçamento municipal, conforme luta constante da classe. Outra questão importante é a eleição municipal. A próxima gestão do CMPC é, obrigatoriamente, de um representante governamental. Assim, uma possível troca de gestão poderia atrapalhar nas discussões e andamentos das pautas do Conselho, devido a adaptação de uma possível nova gestão e à compreensão do funcionamento do Conselho. Por outro lado, vejo que a nova gestão do Conselho tem muita força, pois tem representantes eleitos que estão em pleno exercício nos movimentos e nas atividades culturais da cidade”.

Pedro ressalta também as conquistas já realizadas em 2020, com a criação de duas novas cadeiras. Dança e culturas urbanas passam a serem representadas em Maringá. “Algo positivo e importante, pois aumenta a representatividade e torna o conselho ainda mais democrático”.

Os novos conselheiros assumem os trabalhos no dia 31/08. Conheça quem são e quais frentes ocupam:

1 - Artes Cênicas

Alan Rogério Gaitarosso - Conselheiro Titular;

Flávio César Magalhães Lopes Rodrigues - Conselheiro Suplente;

 

2 - Dança

Nara Tonetto Dutra - Conselheiro Titular

Evelin Carla Coelho - Conselheiro Suplente

 

3 - Culturas Urbanas

 Susylene Batista de Oliveira - Conselheiro Titular

 José Augusto Ramos - Conselheiro Suplente

 

4 - Artes Visuais

Gregório Rodrigues Balielo - Conselheiro Titular,

Isabel Cristina Bogoni - Conselheiro Suplente

 

5 - Audiovisual

Luis Frederico Favoreto - Conselheiro Titular

Maurício Nogueira Borges - Conselheiro Suplente

 

6 - Culturas Populares

Felipe Moraes Raymundo - Conselheiro Titular

Lissandra Felipe da Silva Feitosa - Conselheiro Suplente

 

7 - Literatura

Érica Alessandra Paiva Rosa - Conselheira Titular;

Luis Cláudio Ferreira Silva - Conselheiro Suplente

 

8 - Música

Diogo Corrêa da Silva - Conselheiro Titular;

Luisa Peralta Krauze - Conselheira Suplente

 

9 - Patrimônio

Miguel Fernando Perez Silva - Conselheiro Titular;

Marco Antonio Deprá - Conselheiro Suplente

 

10 - Sociedade Civil

 Edilson Maia Araújo (Nissinho) - Conselheiro Titular;

 Osmar Pereira - Conselheiro suplente

ASCOM ICI
664 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...