‘Prêmio Jornada’ é lançado em reconhecimento à trajetória de profissionais na área da cultura

21 de Outubro de 2020

O Concurso Público Jornada - Prêmio de Reconhecimento à Trajetória" irá selecionar e premiar artistas, mestras, mestres, grupos e coletivos do território paranaense e que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Paraná. O prêmio foi publicado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura.

Serão concedidos 400 Prêmios de Reconhecimento de Trajetória, em vista da contribuição feita à cultura do Paraná,  no valor de R$ 20 mil cada, totalizando R$ 8 milhões com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica, domiciliadas ou com sede no Paraná há, no mínimo, dois anos. O período de inscrições vai de 8 de outubro até as 18h de 23 de novembro de 2020 e as inscrições serão feitas de forma online por meio do sistema SisProfice.

 Os prêmios serão divididos em 20 áreas, que o participante irá selecionar no momento da inscrição:

Cultura Tradicional;

Cultura de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;

Cultura Afro;

Cultura LGBTQIA+;

Cultura de Refugiados, Migrantes e Apátridas;

Cultura Hip Hop;

Fanfarras;

Bandas Marciais;

Corais;

Dança;

Cultura alimentar;

Teatro;

Música;

Literatura;

Artes visuais;

Circo;

Audiovisual;

Ópera;

Arte Educador;

Técnicos.

Para se inscrever, os participantes devem gravar um vídeo narrando sua trajetória. O vídeo deverá ter duração de 04 a 10 minutos e estar hospedado nas plataformas YouTube ou Vimeo. Será preciso enviar, também, registro de materiais (portfólio) que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do participante, tais como: entrevistas, links de vídeos, matérias, cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual.

Este prêmio é parte das ações de Fomento do Governo do Estado do Paraná com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020, para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Acesse o edital completo clicando aqui


Fonte: AEN

702 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...