Por que a prorrogação do Plano Nacional de Cultura é importante?

14 de Junho de 2021

Foi sancionada pelo presidente da república a Lei 14.156/2021, que prorroga para 12 anos a vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC) até 2022.

O Plano Nacional de Cultura promove o desenvolvimento cultural do País e a produção, promoção e difusão de bens culturais. Traz também diretrizes, estratégias e objetivos que orientam o poder público na formulação de políticas culturais. A prorrogação do PNC é de fundamental importância para a continuidade da manutenção das produções culturais do país.

Segundo explica o consultor Estratégico do Instituto Cultural Ingá (ICI), Miguel Fernando, caso o Plano não fosse prorrogado, haveria dificuldade com a destinação de recursos para realização dos projetos.

“O financiamento de projetos por meio de recursos do Fundo Nacional da Cultura estão previstos no PNC. Por isso, a prorrogação do Plano garante ao setor cultural oportunidades para realização dos projetos por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Além disso, garante à sociedade o acesso à produções artísticas e culturais de qualidade, gratuitamente ou a preços populares, já que é uma contrapartida imposta pela Lei”, esclarece.

O Plano Nacional de Cultura está previsto na Constituição Federal e foi instituído em 2010 pela Lei 12.343/10 com duração de dez anos. 

O Instituto Cultural Ingá (ICI) é uma agência de fomento e incentivo à Cultura. Entre outras atribuições, o ICI apoia culturais e auxilia na captação de recursos para realização dos projetos por meio da Lei ou patrocínio direto. 

Imagem: Ilustrativa/Pixabay

ASCOM ICI
753 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...