Por que alguns projetos apoiados ainda não entraram em execução?

17 de Junho de 2021

O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia dezenas de projetos culturais, nos mais variados segmentos. Atualmente, pelo menos 14 projetos estão aptos para entrarem em fase de execução. No entanto, os produtores aguardam um retorno do Ministério do Turismo com relação a alguns projetos, por isso há um período de atraso.

O Ministério do Turismo aprova os projetos de acordo com a Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Em 2020, houve um atraso de cerca de seis meses na contratação de pareceristas para validarem os projetos. Há pelo menos um mês o Mtur fez a contratação desses profissionais. Com isso, os projetos estão na fila de avaliação para entrarem em processo de execução.

Apesar disso, outros projetos apoiados pelo ICI já entraram em fase de execução. Por exemplo o documentário “Adescoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, do Maringá Histórica; o terceiro livro do escritor Eliton Oliveira, “Crônicas da Hora Morta – Livro 1” e o projeto ‘Sobre Nós” de formação audiovisual da Cosmos Filmes.

O consultor Sênior do ICI, Alan Gaitarosso, explica que apesar do atraso na validação de alguns projetos, eles entrarão em processo de execução em breve. “Há esse período de delay, mas os processos estão caminhando. O ICI está acompanhando e cobrando essas demandas. De alguma forma, mesmo com o empecilho da pandemia, os projetos devem ser executados até o final do ano”, finaliza.

George Coelho, presidente da entidade, destaca que o atraso não gera impactos na relação com os patrocinadores. “Nossos parceiros perceberam que pandemia estabeleceu outras prioridades para o Governo Federal. O importante é que tudo caminhe de forma transparente e conforme estabelece a legalidade”, ressaltou Coelho.

Agência de incentivo e fomento à Cultura, o Instituto Cultural Ingá apoia projetos culturais que promovam o desenvolvimento sociocultural e crítico de Maringá e região. Por meio de renúncia fiscal ou patrocínio direto, empresas parceiras do ICI investem na realização desses projetos com o intuito de promover oferecer a sociedade atividades culturais de qualidade, gratuitamente ou a preços acessíveis.  

Imagem: Mtur/Divulgação

ASCOM ICI
752 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...