Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá

13 de Julho de 2021

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá.

A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá.

O consultor Sênior do Instituto Cultural Ingá (ICI), Alan Gaitarosso, presidente do Conselho, explicou que o mapeamento tem o objetivo de levantar e cadastrar todos os espaços que comportem todos os tipos de atividades culturais da cidade, assim como catalogar os patrimônios materiais e imateriais de Maringá.

Além disso, o diagnóstico vai identificar as atividades culturais existentes no município por bairros e artistas, e levantar dados dos profissionais envolvidos com a cena artística e cultural na cidade.

“É uma necessidade antiga do setor que estamos trabalhando para pôr em prática em breve. Com esses dados estabelecidos, poderemos conhecer de fato o setor cultural de Maringá, desde os profissionais da área, os produtos e os espaços artísticos e, a partir daí, conseguiremos traçar melhores estratégias para impulsionar as ações culturais da cidade. Além disso, é benefício comum ter em mãos, de forma detalhada, informações sobre o que engloba a Cultura no município”, disse Gaitarosso.

Outra facilidade da contratação do Observatório das Metrópoles é que já há convênio entre município e UEM, o que agiliza o processo. O prazo estabelecido é de seis meses para finalização da contratação e início dos trabalhos.

O Instituto Cultural Ingá (ICI), como agência de fomento e incentivo à Cultura, reforça a importância do levantamento de dados acerca dos produtos culturais existentes na cidade.

“Quanto mais detalhadas forem as informações sobre todo o setor cultural, melhores podem ser nossas estratégias estabelecidas para o trabalho desenvolvido pelo ICI. Assim podemos contribuir ainda mais com o desenvolvimento sociocultural e econômico da cidade”, enfatizou o presidente do ICI, George Coelho. 


Foto: Arquivo/Prefeitura de Maringá

746 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...