Tributo ao Rock Progressivo, apoiado pelo ICI, vai resgatar o movimento que revolucionou o estilo musical

16 de Agosto de 2021

A década de 1960 e 1970 foi um marco para o Rock. A inserção de instrumentos da música clássica ao estilo mais “pesado” do Rock criou um novo movimento, revolucionário para o estilo. Dessa junção de clássicos, nascia o Rock Progressivo. As referências dessa época: Rick Wakeman, Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd, entre outros grandes nomes, reinam até os dias de hoje.

E para fazer um verdadeiro tributo, relembrar, manter vivo e criar novas vivências, o projeto Tributo ao Rock Progressivo nasceu. Ronaldo Gravino e Graziani Moraes idealizaram o projeto, que tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI) e foi aprovado pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

O projeto vai realizar dois shows, totalmente gratuitos, em Maringá e Londrina. Serão 19 músicos no palco, além de uma banda de rock para apresentação das 12 canções minuciosamente selecionadas. Instrumentos de sopro, cordas e percussão serão incorporados aos traços do rock and roll para fazer uma viagem no tempo. O projeto propõe também uma aula-show em uma escola de Maringá.

Tributo ao Rock Progressivo está em fase de captação de recursos, mas o trabalho intenso de pesquisa e elaboração começou há meses. Direta e indiretamente serão 60 profissionais do mundo musical envolvidos no projeto.

“Queremos trazer a vivência do palco, com arranjos instrumentais, fortalecer o Rock tradicional com a música clássica e remeter aos anos 60 e 70, tanto na vestimenta e sonoridade”, enfatizou Graziani Moraes.

Segundo Ronaldo Gravino, o Rock Progressivo foi um movimento revolucionário. “Vamos resgatar esse movimento que revolucionou uma geração e a forma de se fazer rock. Trazer a galera saudosista do Rock Progressivo e agregar a essa nova geração de excelentes músicos que temos em Maringá e região que apreciam esse estilo”, disse.

O projeto prevê a expansão para outras cidades do Paraná e também do País. “Não queremos que esse trabalho pare por aqui. A ideia é ter as duas concepções dos shows para o ano que vem em Maringá e Londrina, e aí partimos para expandir o Tributo ao Rock Progressivo para o Paraná e Brasil. É um projeto que não pode ficar parado”, finalizou Gravino.

Como agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI apoia iniciativas que valorizem os movimentos culturais e agreguem ao futuro do cenário cultural. Acreditamos no potencial do projeto e sabemos que, quando possível de ser realizado, o evento vai movimentar não só a cadeia produtiva do setor cultural, como outros pilares da economia local”, validou o presidente do ICI, George Coelho.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO "TRIBUTO AO ROCK PROGRESSIVO".

CONHEÇA OS DEMAIS PROJETOS APOIADOS PELO ICI.

Tributo ao Rock Progressivo, apoiado pelo ICI, vai resgatar o movimento que revolucionou o estilo musical
780 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...