Tributo ao Rock Progressivo deve ser realizado em outubro

05 de Agosto de 2022

O projeto Tributo ao Rock Progressivo, apoiado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), está com data prevista de execução para outubro deste ano. O evento, que vai ser realizado em Maringá e em Londrina, deve ocorrer no dia 9 de outubro na cidade canção e no mês de novembro, no segundo destino do show. 

O projeto é financiado pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura, por meio da renúncia fiscal de empresas patrocinadoras, e terá apresentações gratuitas. 

Tributo ao Rock Progressivo vai buscar manter viva a história e criar novas vivências. A década de 1960 e 1970 foi um marco para o Rock. A inserção de instrumentos da música clássica ao estilo mais “pesado” do Rock criou um novo movimento, revolucionário para o estilo. Dessa junção de clássicos, nascia o Rock Progressivo. As referências dessa época: Rick Wakeman, Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd, entre outros grandes nomes, reinam até os dias de hoje.

Serão três orquestras no palco. Instrumentos de sopro, cordas e percussão serão incorporados aos traços do rock and roll para fazer uma viagem no tempo. Serão 60 profissionais do mundo musical envolvidos no projeto.

“Queremos trazer a vivência do palco, com arranjos instrumentais, fortalecer o Rock tradicional com a música clássica e remeter aos anos 60 e 70, tanto na vestimenta e sonoridade”, enfatizou Graziani Moraes, um dos proponentes.

Segundo Ronaldo Gravino, o Rock Progressivo foi um movimento revolucionário. “Vamos trazer a galera saudosista do Rock Progressivo e agregar a essa nova geração de excelentes músicos que temos em Maringá e região que apreciam esse estilo”, disse.

Como agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI apoia iniciativas que valorizem os movimentos culturais e agreguem ao futuro do cenário cultural. “Acreditamos no potencial do projeto e sabemos que, quando possível de ser realizado, o evento vai movimentar não só a cadeia produtiva do setor cultural, como outros pilares da economia local”, validou o presidente do ICI, George Coelho.

O projeto ainda está em fase de captação de recursos. 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO "TRIBUTO AO ROCK PROGRESSIVO".

CONHEÇA OS DEMAIS PROJETOS APOIADOS PELO ICI.


524 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...