Lei de Incentivo ao Esporte é prorrogada e tem limite de doações aumentado

26 de Agosto de 2022

A Lei de Incentivo ao Esporte foi prorrogada até o ano de 2027 e as alterações na legislação aumentam as alíquotas que as empresas e pessoas físicas poderão usar nas deduções anuais do Imposto de Renda (IR). 


A sanção da Lei pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi publicada do Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). Sem prorrogação,  os incentivos perderiam vigência em dezembro deste ano. 


No caso das empresas, a nova LIE eleva de 1% para 2% o limite percentual de dedução a título de doação ou patrocínio para projetos esportivos e paradesportivos. Também insere projetos de inclusão social por meio do esporte no limite coletivo de 4%.


Pessoas físicas também podem apoiar projetos por meio da renúncia fiscal. Nesse caso, a nova LIE eleva de 6% para 7% do IRPF devido o limite dedutível para os mesmos projetos. Isso junto com as contribuições para os fundos de crianças e idosos, para projetos culturais e investimentos em obras audiovisuais.


A nova publicação da Lei também inclui escolas dos ensinos fundamental, médio e superior como captadoras de recursos. As novas regras valerão a partir de 1º de janeiro de 2023.


O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia a captação de recursos para projetos esportivos em parceria com o Instituto ACIM. 


“Trabalhamos em conjunto todo o knowhow do ICI em captação de recursos por meio da renúncia fiscal nessa ampliação para projetos do segmento esportivo. Sabemos que a Cultura é um setor transversal, que transita entre todos os segmentos, inclusive o Esporte”, destacou o presidente do ICI, George Coelho. 


ICI


Fundado há mais de 10 anos, o ICI é uma agência de fomento e incentivo à Cultura. Um viés inédito de atuação com o setor cultural e o meio empresarial, fazendo o elo de ligação entre as duas pontas, fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Além das consultorias e capacitações oferecidas pela entidade, o ICI trabalha com palestras e formações através da Escola do Pensamento Criativo. 


Foto: Tânia Rego/Agência Brasil


574 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...