Projeto Batalha de Poesia chega a Maringá com 3 oficinas gratuitas

18 de Outubro de 2022
Depois de passar por Campo Mourão e Sarandi, o projeto Batalha de Poesia chega a Maringá e já está com inscrições abertas para participar de três oficinas. A primeira tem um caráter de apresentação do slam e de leitura, oferecendo referências da cena. A segunda é para conhecer a organização de um slam mais a fundo e para a escrita de poemas. A terceira é de performance, para treinar a apresentação desses poemas para o evento. As atividades são gratuitas e geram certificado para quem tiver 100% de presença. O objetivo é instruir jovens acima de 15 anos a lerem, criarem textos poéticos e se apresentarem em slams (campeonatos de poesia falada). 

“Nas oficinas, a gente percebe como a poesia está presente no nosso dia a dia. Levamos vídeos, textos, livros, zines, enfim, uma variedade de materiais para mostrar o que os poetas vêm construindo nos saraus e slams Brasil a fora. Assim, os participantes têm contato com diferentes tipos de produções poéticas e desenvolvem várias ideias para a produção e materialização dos seus textos, sejam eles escritos ou orais”, explica a produtora cultural e professora de literatura Érica Paiva, coordenadora do projeto e uma das oficineiras. Ela ministra a primeira oficina, “Poesia e Sociedade”, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

“Já passamos por duas cidades realizando oficinas em quatro turmas diferentes e em cada uma delas os participantes criaram trabalhos diferenciados, seja em relação à forma ou ao conteúdo”, conta. A expectativa é que isso se repita em Maringá, onde o projeto foi o responsável pelo surgimento, em 2019, do Slam Pé Vermelho. 

As outras oficinas do projeto acontecem com os paulistas Jéssica Campos (dias 25, 26 e 27 de outubro – focada na escrita) e Lucas Afonso (dias 1º, 3 e 4 de novembro – focada na apresentação). Serão ofertadas 20 vagas para cada turma (tarde ou noite).

Jéssica Campos, educadora do Cursinho Popular Carolina de Jesus, organizadora do Sarau do Capão, professora, escritora, poeta e autora dos livros “Marginalizando o Amor” e “Transcrevendo a Marginalidade”, ministra a oficina de Criação Poética, estimulando os participantes a colocarem suas ideias no papel.

Lucas Afonso ministra a oficina “Corpo e poesia”, que foca na apresentação da poesia ao público. Ele é MC, autor do livro “A Última Folha do Caderno”, musicoterapeuta, ator, fundador do Slam da Ponta, Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesia (FR).

Após as oficinas, no dia 6 de novembro, será realizada uma Batalha de Poesia. Todos que tiverem pelo menos 75% de presença nas três oficinas poderão se apresentar, concorrendo às premiações para os cinco primeiros lugares.
  
Esse projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Serviço:
Batalha de Poesia 
Oficina 1 - Poesia e Sociedade com Érica Paiva (PR)
Dias 18, 19 e 20 de outubro

Oficina 2 - Criação Poética com Jéssica Campos (SP)
Dias 25, 26 e 27 de outubro

Oficina 3 - Corpo e Poesia com Lucas Afonso (SP)
Dias 01º, 03 e 04 de novembro

Inscrições gratuitas: 

Locais e horários: 
13h30 às 17h30 na Biblioteca das Palmeiras (Av. São Judas Tadeu, 1429 - Jardim Vitória) ou 19h às 22h na Faculdade Eficaz (Av. João Paulino Vieira Filho, 729, Novo Centro)

Apoio: COPEL e Lowçucar 
Realização: PR Educação e Cultura 
Parceria: Instituto Cultural Ingá 
Incentivo: ODS e PROFICE 
Parceiro em Maringá: Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações:  
@batalhadepoesia (instagram) 
@batalhadepoesiapr (facebook)

Fonte: Assessoria
569 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...