Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação

06 de Novembro de 2025

Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis pelo ponto de cultura prepararam uma ampla programação gratuita em celebração ao Mês da Consciência Negra, incluindo exposições, oficinas, exibições audiovisuais, rodas de conversa, mostras culturais e o Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira.

As ações têm como propósito fortalecer a identidade cultural, preservar a memória afro-brasileira e promover o diálogo sobre igualdade racial, reafirmando o papel do Sucena como ponto de cultura e território afro de inclusão e transformação social. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Nossas atividades buscam promover o diálogo, fortalecer identidades e inspirar novas gerações”, destaca Mestre Chuppim, coordenador do espaço.

“O Centro Cultural Sucena é um ponto de encontro entre artistas, mestres griôs, educadores e a comunidade. Ao promover o acesso à arte e ao conhecimento, reafirmamos nossa missão de contribuir para uma sociedade mais justa, plural e consciente”, complementa Mestra Lissandra Sucena.

Programação

A programação tem início nesta sexta-feira, 7 de novembro, com a abertura da exposição artística e fotográfica “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com obras de Gabriela Alencar e curadoria de Lissandra Sucena. Entre os dias 10 e 14 de novembro, o espaço amplia seus horários de visitação guiada, recebendo também grupos de outras cidades da região.

No dia 14 de novembro, às 19h30, acontece uma edição especial do Cine Capoeira, com a estreia do curta-metragem “Quem Ginga, Seus Males Espanta”, dirigido por Tiago Silva. O filme, produzido pela Tigolss Produções em parceria com o Centro Cultural Sucena, retrata a capoeira como instrumento de escuta, cura e transformação coletiva, acompanhando as trajetórias de Manu e Zaki em meio aos desafios do racismo estrutural. A produção valoriza a ancestralidade afro-brasileira e conta com forte participação da comunidade capoeirista. 

As celebrações seguem com roda de capoeira no dia 19 de novembro, às 19h,  na sede do Sucena, e no dia 20, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, tem roda de capoeira e samba de roda na Praça Zumbi dos Palmares às 14h.

No dia 25 de novembro, às 20h, acontece a Oficina de Samba de Roda e Prato, ministrada pela Mestra Zélia do Prato, vinda diretamente de São Brás, no Recôncavo Baiano. Já na sexta-feira, 28 de novembro, o público confere a Mostra Cultural dos alunos do projeto “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com apresentações de capoeira, jongo, coco, maculelê e samba de roda. A mostra é resultado das ações contínuas do ponto de cultura, subsidiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e pela Política Nacional de Cultura Viva, com apoio da Secretaria de Cultura de Maringá.

Encerrando a programação, nos dias 29 e 30 de novembro, o Centro Cultural Sucena realiza o 16º Mega Encontro Afro-Brasileiro de Maringá, em parceria com a Funarte e o Ministério da Cultura. O evento contará com oficinas de capoeira, danças afro-brasileiras, musicalidade e sambada de coco, além de uma noite cultural e a participação de mestres e mestras griôs de diversas regiões do país.


Serviço:


- A partir de 7 de novembro: Exposição artística e fotográfica “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com obras de Gabriela Alencar e curadoria de Lissandra Sucena. Horários da visita guiada: das 9h às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 21h, com agendamento.


- Dia 14 de novembro, às 19h30, Cine Capoeira com a estreia do curta-metragem “Quem Ginga, Seus Males Espanta”, dirigido por Tiago Silva. 

- Dia 19 de novembro, às 19h, roda de capoeira 

- Dia 20 de novembro, às 14h, Capoeira e Samba de Roda na Praça Zumbi dos Palmares

- Dia 25 de novembro, às 20h, Oficina de Samba de Roda e Prato com Mestra Zélia do Prato. Inscrições na hora.

- Dia 28 de novembro 19h30: Mostra Cultural dos alunos do projeto “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com apresentações de capoeira, jongo, coco, maculelê e samba de roda. 

- Dias 29 e 30 de novembro: 16º Mega Encontro Afro-Brasileiro de Maringá, no Centro Esportivo Miosótis.

Exceto nos dias 20, 29 e 30, todas as demais atividades serão no Ponto de Cultura Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887, Cj. Hermann Moraes de Barros)


Mais informações: (44) 99721-3299


Entrada sempre gratuita e classificação livre 



Este projeto é fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS

163 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...