Instituto Cultural Ingá ultrapassa marca de R$ 3 milhões em captação de recursos no ano de 2022

02 de Janeiro de 2023
Todos os anos o Instituto Cultural Ingá (ICI) estabelece metas de trabalho e arrecadação. A captação de recursos é feita por meio de renúncia fiscal por parte das empresas parceiras da entidade. Um trabalho de articulação para que os projetos artísticos e culturais de Maringá sejam financiados e possam ser oferecidos à população de forma gratuita. Na outra ponta, as empresas investem em arte e cultura, e aportam recursos diretamente na economia criativa local, destinando parte do imposto de renda devido. 

Em 2022, o ICI superou a marca de R$ 3 milhões em recursos captados para os projetos que serão realizados ao longo de 2023.

As empresas que contribuíram com a destinação fiscal foram: Aldo, Arilu, Cocamar, Cooper Card, CPA Trading, Dicomp, FA Maringa, Fertipar, Forgreen, Fravi, Lowçucar, Masterprint, Nipponflex, Pasa, Planti Center, Banco Sicoob, TotalMix, Triangulo, Usaciga e Virginia.

O presidente do ICI, George Coelho, celebrou a meta atingida agradecendo aos diretores e parceiros. “Vivemos em uma cidade onde as empresas entenderam o propósito e a importância da cultura para o desenvolvimento de uma sociedade. Tudo isso só foi possível graças ao empenho e a participação de nossos diretores e patrocinadores nos processos que envolvem a captação. Sabemos do potencial de investimento que nossa cidade tem e queremos cada vez mais alcançá-lo”, finalizou. 

As empresas podem destinar até 4% do imposto devido. Pessoas físicas também podem contribuir com até 6%. O ICI atua como interlocutor entre as partes envolvidas. O ICI apoia dezenas de projetos culturais nos mais variados segmentos, além de projetos esportivos em parceria com o Instituto Acim, cuja destinação pode ser de até 1%. 

Além de acompanhar os processos para a destinação, o ICI presta consultoria aos produtores culturais em todas as etapas, desde a elaboração da proposta do projeto cultural, aprovação, execução e prestação de contas. 

O consultor estratégico do ICI, Miguel Fernando, destaca que esse resultado comprova a importância da entidade para a cidade. “Nossa tecnologia social comprovou sua importância para a cadeia criativa de Maringá. Vimos, mais uma vez, a confiança no trabalho de mediação feito pelo ICI em todas as etapas dos projetos artísticos e culturais, tanto por parte dos patrocinadores, quanto dos artistas”, enfatizou. 
 
Para 2023, o ICI prepara grandes ações. “Estamos animados com o resultado e já desenvolvendo um planejamento para dar ainda mais ênfase ao trabalho do ICI este ano, estreitando mais o relacionamento com empresas e instituições parceiras, atendendo aos produtores e buscando novas oportunidades para potencializar ainda mais a economia criativa de Maringá e região”, disse o consultor Sênior do ICI, Alan Gaitarosso. 

Atualmente, o ICI tem dezenas de projetos na cesta de captação. Conheça as propostas e faça parte

Foto: Oi Ia, Inezita/Escala Cultural
Crédito: Renato Domingos
526 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...